sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Introdução aos Mapas Mentais

O que é um mapa mental? Quando e por quem foi criado esse método? Onde posso aplica-los? 
 Essas são perguntas que todos se fazem, e que são fáceis de responder.
 Mapa mental é um "diagrama" no qual suas idéias são colocadas em tópicos e sub-tópicos, de uma forma limpa e organizada.
 Essa técnica foi criada por Tony Buzan, na década de 70, com o fim de facilitar o aprendizado, memorização, visualização de problemas e também organizar suas idéias de forma clara e simples. 
 Os Mapas Mentais podem ser aplicados em casa, na escola, no trabalho, em qualquer condição que necessite de uma organização das idéias, um "resumo" para facilitar a memorização. 
 Você pode criar mapas mentais para lembrar de atividades escolares da semana, como trabalhos, provas e deveres; para lembrar de coisas que você deve levar em uma viagem;pode utiliza-lo para estudar para provas, lembrando melhor de fórmulas, datas e acontecimentos importantes.Os Mapas Mentais "enxugam" o conteudo, permitindo organizar e nivelar melhor as idéias segundo suas precedências e dependências.

Mapa Mental é a maneira mais fácil de introduzir e de extrair informações do seu cérebro - é uma forma criativa e eficaz de anotar que literalmente "mapeia" seus pensamentos.
(definição extraída do livro -  "Mapas Mentais e sua elaboração" - Toni Buzan)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Apresentação do BLOG

Oi Gente !!! Estou criando esse blog para expor todas as fases do meu projeto do BIC-Jr -"A aplicação de mapas mentais de forma a desenvolver o ensino, aprendizado e a integração em desenho arquitetônico, projeto arquitetônico e projetos civis no Curso Técnico de Edificações " e também postar alguns mapas mentais sobre as matérias dadas em sala e que cairão nas provas, sendo que os mapas mentais relacionados ao projeto do BIC também estarão disponíveis no mural da sala ( 3' Edificações ).
Ponho-me a disposição para qualquer duvida sobre os mapas e também estou aberta a sugestões de uma melhor maneira da elaboração dos mesmos.

Abraços. 
Sabrina N. Miranda