quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mapa mental sobre linhas para Arquitetura - NBR 8403

Definição
Existem vários tipos de linhas em desenho, mais somente algumas se empregam nos desenhos arquitetônicos.

Uso
Cada linha empregada no desenho arquitetônico tem uma finalidade, tendo sua espessura, cor e aplicação definida pela norma. Em um desenho são usados vários tipos de linhas, não causando confusão na hora da leitura do projeto.

Importância
É importante saber qual a largura da linha, formato, cor e aplicação na hora de desenhar, pois, assim, evitamos confusões na leitura e também não trocamos a função de cada linha, o que pode causar confusões e erros na hora da execução.

Objetivo do mapa mental
Este mapa mental tem como objetivo esclarecer o tipo de linha e sua aplicação no desenho arquitetônico, e também facilitar a consulta na hora de desenhar, já que este foi feito baseado na norma NBR 8403/1984 referente à aplicação de linhas em desenho.

Mapa mental sobre hachuras - NBR 12298 e NBR 6492

Definição
Hachuras são linhas que tem como objetivo representar o tipo de material usado em determinada área do desenho.

Uso
Devem ser empregadas em desenhos que necessitem o detalhamento do material usado, como em fachadas, cortes, etc..

Importância
As hachuras são importantes, pois com elas, são esclarecidos alguns detalhes que muitas vezes poderiam passar despercebidos no projeto ou que não foi especificado no memorial descritivo.

Objetivo do mapa mental
Este Mapa Mental tem como objetivo mostrar os principais tipos de hachuras empregados no desenho arquitetônico, tais como concreto, madeira, vidro, argamassa, entre outros. Nele também a uma observação de extrema importância no desenho de hachuras, que é o fato de serem usadas linhas estreitas, e, quando a hachura for de um material qualquer, a linha deve ser inclinada a 45º.

Mapa mental sobre cotas - NBR 10126



Definição
Cotas são conjuntos de linhas ou símbolos que tem como objetivo demostrar a medida/tamanho do objeto.

Uso
As cotas devem ser empregadas quando se tem a necessidade de demostrar a medida de determinado local. Não podem ser “confusas”, poluindo o desenho, e sim claras e objetivas, e deve-se cotar somente quando for necessário, evitando confusões para o leitor.

Importância
As cotas são de extrema importância em um desenho, pois como elas, vemos sem confusões as medidas dos mesmos, tendo então uma maior facilidade na hora de interpreta-los. Mas, para que isso seja possível, deve-se executa-las que acordo com as normas da ABNT referentes ao assunto.

Objetivo do mapa mental
Este Mapa Mental tem como objetivo mostrar como as cotas devem ser empregadas, esclarecendo muitas duvidas e também facilitando a consulta quando há a necessidade de cotar algum desenho. Deve-se lembrar de que este mapa foi baseado na norma ABNT 100126/1987 e que caso haja mais duvidas, deve-se consultar a mesma.


Download do mapa mental: 
http://www.4shared.com/photo/5thbjL1l/formato_de_papel.html?

Mapa mental sobre formatos de papéis - NBR 10068


Definição
São de folhas de papel onde são desenhos os projetos e possuem tamanhos específicos denominados formatos da série A.

Uso
Os formatos de papel são empregados em todos os desenhos e projetos de arquitetura.

Importância
É importante saber quais são os formatos de papeis disponíveis para desenho arquitetônico e também saber qual a largura da margem que deve ser feita na folha e também a largura da linha e o tipo de grafite utilizado, para que na hora de escolher o mesmo, o desenho possa ser bem distribuído no papel, sem estar “apertado”, “reduzido” ou “muito vazio”, proporcionando uma boa leitura do desenho.

Objetivo do mapa mental
Este mapa mental tem como fim esclarecer quais são os formatos de papeis utilizáveis em arquitetura e também mostrar a largura das margens e a largura de linha utilizada nas mesmas, facilitando a consulta na hora de desenhar.


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Introdução aos Mapas Mentais

O que é um mapa mental? Quando e por quem foi criado esse método? Onde posso aplica-los? 
 Essas são perguntas que todos se fazem, e que são fáceis de responder.
 Mapa mental é um "diagrama" no qual suas idéias são colocadas em tópicos e sub-tópicos, de uma forma limpa e organizada.
 Essa técnica foi criada por Tony Buzan, na década de 70, com o fim de facilitar o aprendizado, memorização, visualização de problemas e também organizar suas idéias de forma clara e simples. 
 Os Mapas Mentais podem ser aplicados em casa, na escola, no trabalho, em qualquer condição que necessite de uma organização das idéias, um "resumo" para facilitar a memorização. 
 Você pode criar mapas mentais para lembrar de atividades escolares da semana, como trabalhos, provas e deveres; para lembrar de coisas que você deve levar em uma viagem;pode utiliza-lo para estudar para provas, lembrando melhor de fórmulas, datas e acontecimentos importantes.Os Mapas Mentais "enxugam" o conteudo, permitindo organizar e nivelar melhor as idéias segundo suas precedências e dependências.

Mapa Mental é a maneira mais fácil de introduzir e de extrair informações do seu cérebro - é uma forma criativa e eficaz de anotar que literalmente "mapeia" seus pensamentos.
(definição extraída do livro -  "Mapas Mentais e sua elaboração" - Toni Buzan)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Apresentação do BLOG

Oi Gente !!! Estou criando esse blog para expor todas as fases do meu projeto do BIC-Jr -"A aplicação de mapas mentais de forma a desenvolver o ensino, aprendizado e a integração em desenho arquitetônico, projeto arquitetônico e projetos civis no Curso Técnico de Edificações " e também postar alguns mapas mentais sobre as matérias dadas em sala e que cairão nas provas, sendo que os mapas mentais relacionados ao projeto do BIC também estarão disponíveis no mural da sala ( 3' Edificações ).
Ponho-me a disposição para qualquer duvida sobre os mapas e também estou aberta a sugestões de uma melhor maneira da elaboração dos mesmos.

Abraços. 
Sabrina N. Miranda